O Ministério da Saúde demonstrou interesse em levar o modelo do Projeto Tele UTI Covid para outros locais do país.

 

O Projeto Tele UTI Covid é primeiro projeto nacional de telessaúde 100% do Sistema único de Saúde (SUS) voltado para o suporte no atendimento aos pacientes críticos. O estudo do Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Universidade Federal do Piauí nasceu no Hospital de Campanha Estadual no Piauí e servirá de modelo em todo o país.

O projeto é financiado e apoiado pelo Ministério da Saúde. O mesmo, se encontra nos hospitais de Floriano, Bom Jesus, Corrente, São Raimundo Nonato e Parnaíba.

“O Projeto Tele UTI da UFPI é o primeiro projeto nacional 100% SUS, já existia a telessaúde na iniciativa privada. Inclusive, o Ministério da Saúde recebeu com muita alegria, apoiou e financiou o projeto.  Além disso, o Ministério da Saúde tem observado e demonstrado interesse em levar esse modelo para outros locais do país”, afirmou o professor Dr. Victor Campelo, pesquisador do Projeto de PDI da UFPI.

O estudo gerou outro projeto que irá capacitar os colaboradores das UTIs que recebem o Tele UTI Covid, incluindo profissionais da saúde como enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, fisioterapeutas, chefes de UTI e os profissionais do administrativo.

“Inicialmente vamos fazer uma pesquisa para saber como estão os indicadores de qualidade dessas UTIs e vamos acompanhar a sua evolução. Partimos do pressuposto que após a capacitação haverá uma melhora, resultando em indicadores com uma melhor qualidade, queda na taxa de mortalidade, melhora na parte de gestão e giro de leitos. São estratégias que estão sendo adotadas, oriundas da pesquisa e que acabam repercutindo em uma melhora na qualidade no atendimento da população”, disse Victor Campelo.

O Projeto Tele UTI Covid dá suporte aos médicos que estão na linha de frente. Assim, médicos mais experientes podem contribuir com seus conhecimentos e ajudar a salvar vidas mesmo à distância. O projeto deve assistir mais hospitais futuramente e após a Pandemia da Covid-19 continuará dando suporte à UTI Geral.