Os estudos são baseados nos dados coletados durante o funcionamento do Hospital de Campanha Estadual

 

Os pesquisadores da área da Medicina do Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) estão na fase de finalização de pesquisas voltadas aos aspectos clínicos e epidemiológicos da Covid-19. O Projeto de PDI é da Universidade Federal do Piauí (UFPI) que inclui o Hospital de Campanha Estadual (HCE).

Conforme a professora Dr. ª Marta Alves Rosal, na área da medicina estão sendo desenvolvidos nove estudos envolvendo os pacientes que passaram pelo HCE desde a internação até o seu desfecho, incluindo pacientes que tiveram alta hospitalar, transferidos e óbitos.

“Os estudos são voltados aos aspectos clínicos e epidemiológicos da Covid-19, sobre vários aspectos, desde o manejo clínico do paciente, algumas informações sobre a história natural da doença e também no sentido de estabelecer preditores quanto a evolução e ao risco de morbimortalidade da doença”, explicou a professora Dr. ª Marta Alves Rosal.

Os estudos são baseados nos dados coletados durante o funcionamento do Hospital de Campanha Estadual (HCE). O HCE serviu como como objeto de pesquisa durante sua atuação em 2020 no tratamento de pacientes com a Covid-19.

“Sempre contamos com a colaboração dos profissionais que atuaram no hospital de campanha, toda a equipe multiprofissional participou e apoiou na coleta e organização de dados de forma informatizada, de forma bem fidedigna para que a gente tenha resultados confiáveis com as nossas pesquisas”, disse Marta Alves Rosal.

Além das pesquisas da área da Medicina, outros estudos foram desenvolvidos pelo Projeto de PDI nas áreas da Matemática, Ciências da Computação, Engenharia, Administração, Direito e Farmácia.