O livro já está disponível para compra online e retrata pesquisas científicas na área das tecnologias para a saúde no contexto da Covid-19

 

O professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Joel Rodrigues, publicou pela editora internacional Springer, referência em publicações acadêmicas e científicas, o livro “Internet of Medical Things for Smart Healthcare: Covid-19 Pandemic”. O livro aborda pesquisas científicas na área das tecnologias para a saúde em tempos de pandemia da Covid-19.

Segundo Joel Rodrigues, professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFPI e Fellow do IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers), o livro engloba trabalhos de pesquisa relacionados ao COVID-19 e inclui avanços recentes da Internet das Coisas (do Inglês, Internet of Things – IoT) e tecnologias utilizando sistemas inteligentes para a saúde.

“Esta obra abrange análises e trabalhos originais sobre COVID-19 em termos de novas tecnologias e soluções inovadoras utilizadas na medicina, sistemas de suporte à vida, detecção rápida, bioinformática, grandes conjuntos de dados (big data), aplicativos para diagnóstico, soluções para monitoramento e controle de disseminação do COVID-19, entre outros tópicos”, afirmou.

Ainda conforme o pesquisador, que também é o Coordenador do Projeto de Pesquisa e Inovação em Gestão Pública de Saúde: Estratégias para o Enfrentamento da Pandemia de COVID-19 da UFPI, os estudos apresentados na obra podem servir de base para novas soluções que poderão evoluir para produtos utilizados em cuidados de saúde e virem a ser usados ao serviço dos profissionais de saúde e seus pacientes.

“Este novo livro que estou publicando representa mais um contributo que emerge de minha missão ao serviço da ciência e tecnologia focado na geração e disseminação de conhecimento na temática das tecnologias para a saúde. Esse livro tem um “sabor especial” por fazer parte de nossas contribuições para o combate à pandemia mundial provocada pelo vírus SARS-COV-2 que provoca a conhecida Covid-19”, disse.

Além do Prof. Joel Rodrigues, o livro conta com a parceria dos pesquisadores Chinmay Chakraborty, Department of Electronics and Communication Engineering, Birla Institute of Technology Ranchi, Jharkhand, India; Amit Banerjee, Department of Physics Bidhan, Chandra College (Kazi Nazrul University) Asansol, West Bengal, India e Lalit Garg, Department of Information and Communication, Technology University of Malta, Msida, Malta.

Os interessados podem adquirir o livro “Internet of Medical Things for Smart Healthcare: Covid-19 Pandemic” na Amazon e na Editora Springer.