O livro aborda pesquisa científicas na área das tecnologias para a saúde em tempos de pandemia da Covid-19

 

O professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Joel Rodrigues, teve livro aceito para publicação pela editora internacional Springer. O livro “Internet of Medical Things for Smart Healthcare: Covid-19 Pandemic” deve ser publicado até o fim de 2020. A editora Springer, pela qual esse livro será publicado, é uma renomada editora internacional de referência em publicações acadêmicas e científicas.

Segundo Joel Rodrigues, professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFPI e membro Fellow do IEEE (Institut of Electrical and Electronic Engineers), “esse livro congrega, de forma consistente e organizada, trabalhos de pesquisa na área da Internet das Coisas (do Inglês, Internet of Things – IoT) aplicadas à saúde no contexto da Covid-19. Ele foca, sobretudo, nos avanços mais recentes relacionados as tecnologias para a saúde com foco em IoT e inteligência artificial, ou seja, como podemos utilizar soluções inteligentes baseadas em IoT aplicados a saúde no contexto da Covid-19”, afirmou Joel Rodrigues.

Além do Prof. Joel Rodrigues o livro conta com a parceria dos pesquisadores  Chinmay Chakraborty, Department of Electronics and Communication Engineering, Birla Institute of Technology Ranchi, Jharkhand, India; Amit Banerjee, Department of Physics Bidhan, Chandra College (Kazi Nazrul University) Asansol, West Bengal, India e Lalit Garg, Department of Information and Communication, Technology University of Malta, Msida, Malta.

“A parceria com os pesquisadores internacionais já vem de alguns trabalhos anteriores. Nós continuamos contribuindo para atender às necessidades que surgiram com essa a pandemia. Desse forma, estamos trabalhando em um livro extremamente atual a nível mundial que está muito ligado ao objeto principal do nosso Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação”, disse.

O Prof. Joel Rodrigues, é coordenador do Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), da UFPI que inclui o Hospital de Campanha Estadual (HCE). A unidade de saúde atuou no Piauí de junho a agosto de 2020 no combate a Covid-19 é o objeto de estudo para várias pesquisas científicas envolvendo a pandemia da Covid-19.