A solenidade contará com a presença do governador Wellington Dias e irá homenagear os colaboradores que aturam direta e indiretamente na luta contra a Covid-19

O Hospital de Campanha Estadual (HCE) irá realizar na manhã desta quinta-feira (20), às 10h, uma solenidade de homenagem aos colaboradores da unidade, que participaram da luta contra a Covid –19. O hospital recebeu 402 pacientes, sendo que 394 tiveram alta da unidade.

A unidade priorizou o atendimento humanizado com pacientes e colaboradores. Cerca de 240 profissionais estiveram trabalhando no HCE nas mais diversas áreas, como limpeza, administração, saúde, entre outros.  Segundo a direção, devido ao carinho e empenho dos colaboradores, o HCE junto ao Governo do Piauí e a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), vão realizar uma homenagem aos profissionais que aturam direta e indiretamente na luta contra a Covid-19.

O evento contará com a presença do governador Wellington Dias; do secretário da saúde Florentino Neto; do diretor do HCE Jefferson Campelo, do coordenador geral do Projeto de PDI da Universidade Federal do Piauí (UFPI) que inclui o HCE, Joel Rodrigues, do superintendente da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX), Samuel Nascimento; entre outros representantes.

Além de tratar os pacientes acometidos pela Covid-19, o Hospital de Campanha Estadual possui o diferencial por fazer parte do Projeto de Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da UFPI. Cerca de 30 estudos estão sendo desenvolvidos através de dados coletados durante o funcionamento do HCE. São pesquisas científicas inovadoras nas áreas de Medicina, Ciências da Computação, Engenharia Elétrica, Direito, Administração, Farmácia e Matemática, que contribuirão para o avanço da ciência e como base para o enfrentamento de futuras pandemias.

O HCE também se destacou pelo acolhimento dos familiares dos pacientes por meio da equipe de psicólogos e assistentes sociais. A Covid-19 exigiu o isolamento dos pacientes, pensando nisso o HCE realizou videochamadas para que pacientes recebessem visitas de forma remota. Ao todo, foram realizadas 256 videochamadas, sendo 100 residenciais e 156 realizadas em cabines exclusivas no HCE hospital.