A Ação de Combate à Covid-19 está fabricando álcool e doando aos hospitais da rede pública.

O Hospital de Campanha Estadual (HCE) recebeu, na manhã desta terça-feira (21), a doação de 1.200 litros de álcool da Ação no Combate à Covid-19, uma parceria entre o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e a Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

O professor Juricir da Silva, do curso de Análises Clínicas do IFPI, é membro e conselheiro da igreja e, tendo conhecimento das ações do Instituto, submeteu ao Departamento de Auxílio Humanitário da igreja o pedido da doação de insumos.

“O projeto foi aprovado e eles enviaram álcool 96, glicerina e peróxido de hidrogênio, para que nós pudéssemos produzir aproximadamente 4 litros de álcool anticéptico, entre álcool em gel, álcool glicerinado e álcool 70”, afirmou o professor.

Após ser produzido, o álcool passou a ser doado aos hospitais da rede pública. “Desde que começou a pandemia, a gente já vem com algumas ações de apoio, principalmente aos hospitais públicos. Agora, estamos fazendo a doação de álcool. Os insumos foram doados por uma igreja e nós utilizamos nossos laboratórios, nossos profissionais e alunos para produzir o álcool que, de acordo com Anvisa, só pode ser utilizado por hospitais”, explicou o reitor do IFPI, Paulo Henrique Gomes de Lima.

Segundo o diretor do HCE, Jefferson Campelo, o ato de solidariedade é significativo para os colaboradores do hospital. “É nesse tipo de gesto que vemos que as pessoas têm um bom coração. O IFPI trouxe uma doação que contribui com o nosso bom funcionamento. É um gesto bastante significativo, no qual se uni a tecnologia e a ciência com o humanismo”, disse.