O Hospital de Campanha Estadual (HCE) desenvolve, diariamente, estratégias para minimizar o sofrimento psíquico causado pela Covid-19. As medidas adotadas incluem o apoio psicológico e psicossocial aos pacientes, familiares e à equipe multidisciplinar que trabalha no hospital.

Sentindo-se mais compreendido, o paciente se sente mais seguro, amparado e aceito, e com isso consegue externar com mais facilidade suas dores, sofrimentos, ansiedades e estresses. Outro papel importante desse serviço é fazer com que o paciente entenda sua doença, tanto no aspecto fisiológico, quanto nas implicações emocionais, conscientizando-se do que é real e do que é fantasia.

A equipe de psicólogos do HCE trabalha com o objetivo de minimizar os sentimentos ruins causados pela hospitalização e promover bem-estar à família e ao paciente, garantindo a comunicação entre eles e desenvolvendo uma boa interação entre todos.

A equipe de assistentes sociais também é essencial para a discussão das condições sociais dos pacientes e de seus familiares. Essa equipe trabalha em conjunto com outros profissionais para garantir o direito e o acesso da população aos serviços de saúde.

Humanizar os serviços é palavra de ordem no Hospital de Campanha Estadual, por isso estão sendo disponibilizadas aos pacientes e seus familiares as visitas por videochamadas. Essas visitas acontecem diariamente, por agendamento, nos turnos da manhã e da tarde, e têm proporcionado melhora emocional para ambos os lados, além de prestarem informações clínicas do paciente, minimizando o sofrimento causado pelo isolamento e pela internação.

O telefone para agendamento é o (86) 3301-7591. Nesse mesmo número, os familiares têm acesso à ouvidoria do HCE, um canal voltado para receber sugestões, críticas, elogios e reclamações, e ainda tirar dúvidas sobre os serviços prestados no hospital

 

Equipe de Psicologia Hospitalar:

  •  Juliana Campelo Lima Mororó CRP 21/01057

Psicóloga Clínica, Hospitalar, Pós Graduação em Gerontologia Social, Avaliação Psicológica, Abordagem Centrada na Pessoa, Mestranda em Saúde Coletiva, Capacitação pelo Ministério da Saúde em Protocolos de Manejo Clínico do Coronavírus (COVID-19), Practitioner em PNL.

  • Maurício Camilo da Silveira Filho CRP 21/00815

Psicólogo Clínico do Serviço de Psicologia AD do Hospital do Mocambinho (Urgência), Pós Graduação Latu Senso em Docência Superior e Capacitação pelo Ministério da Saúde em Protocolos de Manejo Clínico do Coronavírus (COVID-19).

 

Equipe de Serviço Assistencial:

  • Jacynilza Coelho Bezerra CRESS 22/1417

Assistente Social do Hospital Infantil Lucídio Portela, Pós Graduação em Saúde da Família, Planejamento e Projetos Sociais.

  • Gildete Macedo Carvalho Freitas CRESS 22/1782

Pós Graduação em Gestão Social: Políticas Públicas, Saúde e Assistência Social e em Metodologia do Ensino Superior.  Enquadramento funcional na equipe de enfermagem no EBSERH. Capacitação pelo Ministério da Saúde em Protocolos de Manejo Clínico do Coronavírus (COVID-19).