A Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX), da Universidade Federal do Piauí (UFPI) dará apoio à Secretaria Estadual da Saúde (SESAPI) na gestão do Hospital de Campanha Estadual no Verdão.

A FADEX foi criada em 2005 com a finalidade de apoiar planos, programas e projetos (científicos e tecnológicos, de pesquisa, ensino, extensão, de desenvolvimento institucional e inovação), tanto da UFPI como de outras instituições de ensino superior, públicas ou privadas.

A Fundação é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, cuja missão engloba viabilizar iniciativas para captar recursos e também a gestão financeira dos projetos, respeitando a integridade das propostas.

A relação da FADEX com as entidades parceiras tem como finalidade primordial apoiar programas de desenvolvimento ao ensino, pesquisa, extensão e inovação, assegurando a execução de projetos ou ações capazes de garantir maiores níveis de produtividade das atividades acadêmicas, com a participação de docentes, discentes e do corpo técnico-administrativo dos parceiros apoiados.

A gestão e o acompanhamento dos projetos são feitos por profissionais qualificados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Sistemas de Informação, Direito, Secretariado Executivo e Comunicação Social.

A Fundação é reconhecida e credenciada junto ao Ministério da Educação e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) como instituição de apoio à UFPI e também é reconhecida como de Utilidade Pública Municipal pela Lei nº 3.961 de 23 de dezembro de 2009.

Apoio da FADEX

Essa parceria entre UFPI e SESAPI contará com a atuação da FADEX, que ficará responsável pela seleção dos profissionais que atuarão nas áreas de saúde e administração do Hospital de Campanha estadual no Verdão.